Pílula versus Libido

Não há uma fórmula mágica que garanta o desejo sexual feminino, que está muito mais relacionado ao aspecto psicológico de uma mulher do que simplesmente a questão física. A libido feminina pode variar sem causa especial, e muitas vezes as mulheres que usam pílula anticoncepcional costumam culpá-la pela ausência de desejo, no entanto, será que essa elação negativa entre pílula e libido é verdadeira?

Pílula Anticoncepcional e Libido Feminina

pílula e libido

Em algumas mulheres, a pílula pode afetar sim sua vonta de ter realções. Pelo fato de ser uma droga a base de hormônios, algumas modificações fisiológicas e de comportamento podem acontecer ao longo do período de adaptação.

Depois de um tempo usando a pílula anticoncepcional, o desejo costuma voltar ao normal. No entanto, algumas mulheres podem ser afetadas com uma sensação de queda da libido, e isto ocorre devido ao fato de que as pílulas reduzem a variação hormonal que acontece no corpo de mulheres que não utilizam nenhuma técnica hormonal.

Pílulas anticoncepcionais com doses muito baixa de hormônios podem desencadear uma diminuição na secreção vaginal que poderá causar a dor na penetração. Inúmeras pílulas objetivam diminuir as quantidades de testosterona (o hormônio masculino) na mulher para minimizar a oleosidade da pele e acne, mas a testosterona tem uma relação direta com a libido, e isso pode atrapalhar.

Mas não precisa se desesperar, pois existem pílulas anticoncepcionais que têm pouca influência na libido e até mesmo de outros métodos contraceptivos que também interferem pouco.

Veja mais sobre:  Tromboembolismo Venoso

Leia mais sobre:

No entanto, as pílulas estão longe de serem os únicos responsáveis, não devemos esquecer que o desejo sexual é algo sensível e uma série de outros fatores também podem afetá-lo. Ele é necessário para administrar a tensão do cotidiano por exemplo.

Portanto, se a falta de libido persistir, consulte o seu ginecologista para investigar melhor a razão para este problema, muitas vezes existe algum desequilíbrio hormônios ou uma questão psicológica envolvida e que esteja atrapalhando a vida sexual da mulher.

Compartilhe: